domingo, 24 de junho de 2007

Uma força para além de todos nós....

Em Sesimbra, no Mosteiro das Monjas de Belém, da Assunção da Virgem e de S. Bruno, decorreu o encontro de encerramento das actividades da Escola da Fé do pólo Barreiro-Moita.

Alunos e professores reuniram-se na capela para rezarem as Vésperas com as monjas. Escutar as monjas cantar em coro as maravilhas de Deus foi uma experiência que nos marcou, pela sua beleza e pela sua espiritualidade.

Seguiu-se uma visita à exposição de artigos feitos pelas monjas e um pequeno lanche convívio.

Do acolhimento feito pelas monjas ficou-nos um vislumbre de quem se dedica a uma vida contemplativa. Toca-nos a felicidade com que partilham connosco o seu modo de vida, a sua vontade de chegar a todos os homens, em todos os locais, pela única forma possível: a força da oração.

Muitas das monjas vieram de profissões da área social ou da saúde, em que o foco era sempre o de servir os outros, ajudar os outros. Mas ficava sempre alguém por ajudar. Como chegar a todos? A nós humanos, Deus concedeu-nos um dom para isso: a oração.

Estas monjas dedicam a sua vida inteiramente à oração, são na terra, testemunhas vivas da presença gloriosa de Nossa Senhora no Céu.

2 comentários:

Anónimo disse...

Foi um momento mágico. Todos podem sentir a força da presença de Deus, na voz das irmãs.
Agradeçamos pois a quem dedica todas as horas do seu dia a glorifica-Lo e a rezar por todos nós que andamos por esse mundo fora.

joaquim disse...

Compreendo o que falas amigo António.
Quando em Monte Real entro no Mosteiro das Clarissas e ouço o seu cantar o seu rezar, sinto que a oração nos une, sinto como é bom e maravilhoso estas irmãs que se entregam á oração, por todos os que rezam, mas sobretudo pelos que não rezam.

Abraço em Cristo