domingo, 15 de julho de 2007

O Bom Samaritano

Só conhecemos o Deus que se deu a revelar.

Muitos dos que estudam o Mistério de Deus questionam se o homem, por si só, é capaz de conhecer a Deus. Mas todos chegam à conclusão que por si só o homem não consegue um conhecimento isento de erro.

Através de que religião falou Deus ao coração do bom samaritano? Um homem descia de Jerusalém para Jericó; muitos de nós iniciamos esta viagem, em plano descendente, afastando-nos da casa do Senhor em direcção às delícias terrenas. Atravessamos desertos e estradas bordejadas de cavernas onde todos os perigos se escondem. Fixamo-nos no oásis prometido no fim da estrada. Nem todos lá chegamos, como este homem que descia a Jericó.

Através dos tempos os homens trilharam este caminho e Deus veio em seu auxílio, falando-lhes através de outros homens, na sua própria língua. Cristo, o seu Filho, foi Deus em discurso directo: o Verbo que encarnou.

Não importa em que língua, contexto ou religião O descobrimos, mas o caminho tem que ser em plano ascendente, em direcção à verdade e essa verdade está em Cristo.

5 comentários:

Catequista disse...

Sim, é certo. O verdadeiro cristão sabe reconhecer Cristo no rosto do próximo, não importa a cor, o estatuto social, a crença, a língua. O importante é prestar o apoio, o importante é amar.
Um abraço

Fá menor disse...

"Se eu penso em mim
tu ficas só
se eu penso em ti
seremos nós
e a tua dor vai acabar
e eu mais seguro vou caminhar"

Até somos capazes de reconhecer quem é o nosso próximo mas...
são tantos...
será que às vezes não estamos um bocado "vacinados" contra o nosso próximo e passamos ao largo?!
Afinal, eu também sou o próximo de alguém e...
muitas vezes só constato indiferenças e malquerenças mesmo!

(às vezes sou muito pessimista, não ligues!)

Beijo

Fa-

antonio disse...

Na realidade como diz a catequista o que importa é amar, essa é a verdadeira essência que nos liga ao próximo.

O conforto chega-nos por aquilo que podemos fazer e dar, e não tanto pelo que recebemos. Fa, esse é o segredo: quando damos ou partilhamos, é de amor que estamos a falar; e quem enche a sua vida com amor, é feliz; embora tudo isto seja bem mais fácil de dizer do que praticar!

Maria João disse...

Na próxima sexta-feira, dia 20, realiza-se uma oração de TaiZé pelo Darfur , às 19h45m, na Igreja de S. Nicolau, na Baixa de Lisboa.

Participa e divulga! Se não puderes estar presente, reza na mesma.

bjs em Cristo
Maria João
Fé e Missão (Missionários Combonianos)

Fá menor disse...

Tens toda a razão, amigo. Caí em mim...eu é que tenho que amar, amar sem medida, amar até os meus inimigos...e orar pelos que me perseguem. Só serei feliz se eu amar! Obrigada por mo relembrares.
Às vezes é tão mais fácil olhar para nós próprios e sentirmo-nos injustiçados que nos esquecemos que só amando somos felizes!

Jinhos

Fa-