segunda-feira, 23 de julho de 2007

O Senhor apareceu a Abraão

O Senhor apareceu a Abrão (Gen 18,1-5)... Abrão ergueu os olhos e viu três homens de pé em frente dele... e disse Meu Senhor... e eles responderam: Faz como disseste.

O padre Daniel de Vila Chã de Sá (Viseu) ofereceu-nos uma interpretação muito pessoal desta passagem. Partindo do seu sentido alegórico, o pão e o vitelo não estariam logo prontos para serem servidos quase de imediato, o padre Daniel, vê nestes três homens os três momentos da nossa vida: passado, presente e futuro. Abraão sabe que só alimenta o futuro, se cuidar também do passado (as leis) e do presente mantendo-se puro e temente a Deus.

Confesso que me perco nesta passagem, mas uma coisa sei: o Senhor apareceu a Abraão e decidiu fazê-lo sobre a presença de três homens, a quem Abraão se dirigia como se de um só se tratasse e que lhe respondiam em uníssono. E de tudo isto se guardou memória e se passou a escrito, para hoje nos ser transmitido.

Quase 2000 anos depois o Senhor se manifestou aos homens através do seu Filho, dando-nos a conhecer o mistério da Santíssima Trindade e de tudo isso não retiro eu coincidências...

Sem comentários: