sexta-feira, 10 de agosto de 2007

As mais belas histórias de amor...

Eva tomou o fruto, “comeu dele e deu dele ao seu marido que estava junto dela e ele também comeu” (Gn 3,6).Tudo isto a uma velocidade arrepiante. A partir desse instante, já não é apenas o amor que reina entre eles, mas a conivência e a cumplicidade, ligações suspeitas que unem os malfeitores.

Lúcifer experimenta o maior prazer da sua carreira demoníaca, porque este momento contém o gérmen do mal que vai atacar o futuro. O diabo imagina com volúpia o passar dos séculos, os milhões de criaturas humanas parecidas com este casal que ele leva à perdição, que todos os dias comerão, devorarão, engolirão o fruto proibido. Vê estes milhões sempre à imagem, é claro, mas cada vez menos à semelhança de Deus, porque é a Lúcifer que se vão assemelhar os milhões de milhões que povoarão a Terra – e enquanto restar um pingo de semelhança, uma centelha divina nesta humanidade, Satanás não abandonará a sua presa.

“Os seus olhos abriram-se” (Gn 3,7) porque Lúcifer mantém sempre as suas promessas pelo menos em parte. Ele envolve a mentira em fragmentos de verdade, engana, mas não permanentemente.

Deus aproxima-se e o casal esconde-se.

Deus vem.
Os pés de Deus que caminha no Éden, os pés do Criador, que a pecadora banhará com as suas lágrimas, encherá de perfume e enxugará com os seus cabelos, estes pés de Filho ressuscitado que vai subir à direita do Pai, que as mulheres estreitarão: “Elas aproximaram-se, estreitaram-lhe os seus pés e prostraram-se perante ele” (Mt 28,9).

Deus que tudo sabe, incluindo onde eles se escondem, chama:
“Onde estás Adão?” (Gn 2,9)

Onde estamos nós, agora que chegou a nossa vez?

As mais belas histórias de amor da Bíblia Jacqueline Dauxois, Âmbar

8 comentários:

Fá menor disse...

"Onde estamos nós, agora que chegou a nossa vez"???!!!
- Oh! Andamos por aí, tantas vezes à deriva, ao sabor da maré, das marés... procurando descortinar a verdade num mundo de mentiras, quando sabemos bem onde se encontra a verdade mas, quantas vezes, sem grande coragem para oferecer resistência à mentira ou, pelo menos, para a ignorar.

Bom fim-de-semana, amigo.

Fa-

antonio disse...

O importante é não nos escondermos... a nossas faltas ainda nos tornam mais nus.

Ver para crer disse...

É interessante como o autor bíblico descreve o esconder dos nossos 1.ºs pais após o pecado.
As crianças escondem-se e até os adultos agem desse modo às escondidas. A não ser que já estejam "viciados".
Vir à luz é o primeiro passo para deixar o pecado.

antonio disse...

Ver para crer, magistral: Vir à luz é o primeiro passo para deixar o pecado.

Catequista disse...

Escondidos, provavelmente, pois sabemos as nossas faltas. Mas Adão e Eva acabaram por comparecer diante de Deus - arrependimento. Seríamos nós capazes disso? Ou andaríamos "fugidos"?

Um abraço

Anónimo disse...

é forte a tua pergunta e pertinente. e esse livro, uma boa sugestão.

Abraço

antonio disse...

Quando comparecermos diante de Deus, arrependidos, temos que estar certos disso e não apontar o próximo como responsável pelas nossas faltas!

Obrigado pelos vossos comentários.

joaquim disse...

Tens razão António:

«O importante é não nos escondermos...»

Não escondermos as nossas fraquezas, os nossos erros, mas confiar na misericórdia de Deus.

Abraço amigo em Cristo