sábado, 1 de setembro de 2007

Revelação e Fé

“O homem todo, é decisão, risco, atitude, opção pessoal, global e existencial.” Diz-nos o Padre António Vaz Pinto, no seu livro “Revelação e Fé”.

Toda esta liberdade, esta capacidade de se interrogar sobre si próprio e sobre o sentido da vida, leva o homem a uma abertura ao transcendente. O homem é capaz de Deus e seguramente está ao seu alcance inventar o conceito de Deus.

Mas sobre o homem assim criado, existe um Pastor que chama as suas ovelhas, que não está à espera de ser encontrado ou inventado, assim sem se impor. Um Deus que se dá a revelar, que toma essa iniciativa.


A essa Revelação, o homem na sua liberdade, pleno na sua decisão e senhor do seu risco, toma a sua opção pessoal. Chamamos Fé a essa resposta existencial do homem à Revelação.


Na sua essência o homem não é limitado por esta Revelação, pois ela não é evidente e mesmo depois da Revelação em Jesus Cristo, Deus permanece Mistério.

4 comentários:

Elsa Sequeira disse...

Hoje venho trazer-te um presente! Aceitas?

bjts

Fá menor disse...

O Homem sem Deus é nada! Tudo o que o Homem é ou possa ser a Deus o deve, é o que penso. Resta-nos saber aproveitar, para o bem de todos, todos os dons que recebemos.
Deus revela-se-nos hoje, como sempre se revelou, de muitas maneiras. É Ele que vem ao nosso encontro, saberei eu reconhecê-lo?

Beijinho e boa semana

Fa-

Anónimo disse...

Ao falar do teu 'ultimo' post no comentário-resposta no meu canto, referia-me ao anterior. Por isso e de um certo modo alegro-me pela surpresa do tema deste.

Deus permanece Mistério nas 'chamadas' que vai fazendo particularmente a cada uma das Suas ovelhas que livremente O buscam e na fé que desenvolvem através das suas experiências diversas e pessoais com Ele tendo-as como respostas na procura de si mesmo.

Ainda não li o livro do Pe Vaz Pinto e já o tive por duas vezes na minha mão. À terceira será e porque me parece valer bem a pena este tempo de espera.

Uma óptima semana para ti. Abraço.

antonio disse...

Elsa, amanhã vou pelo o prémio...

Fa, olhos bem abertos...

Malu, o livro são dois volumes e eu vou só no início do primeiro...

Beijinhos.