sábado, 2 de fevereiro de 2008

Ainda o Ano Anizan.

O que me seduziu na espiritualidade do padre Anizan foi o seu amor pelos mais desfavorecidos, pelos mais pobres e excluídos. E como neles conseguiu encontrar o amor de Deus e a Sua presença evangelizadora. Ser-se missionário, a partir dum trabalho pastoral, é partilhar da mesma condição dos seus paroquianos, é partir com eles à descoberta desse amor e da caridade de Deus.

É a inversão da abordagem clássica, evangelizar não é levar Deus, mas descobri-lo onde Ele já está e sempre esteve. E isso só é possível com essa entrega, essa audácia de partilhar com os outros a sua condição. É descobrir neles terra fecunda, pérolas preciosas e o rosto de Cristo nas suas faces. Só quem partilha do amor de Deus até às últimas consequências verdadeiramente o consegue.

Este mal de Deus de que padecia o padre Anizan é verdadeiramente inspirador e cerne de uma espiritualidade viva, uma espiritualidade para os dias de hoje. A situação social que nos é próxima, que invade o nosso bairro, fruto da crescente precariedade laboral, ordenados de miséria, famílias desestruturadas, abandono do lar por parte dum dos progenitores condenando a restante família à miséria, explosão da pobreza envergonhada, tudo isto lança para dentro das nossas comunidades problemas que julgávamos terem já desaparecido. A fome volta a ser uma realidade que não nos é mais distante.

E no meio de tudo isto, Ele permanece chamando. Exige-se audácia, uma certa imprudência, um caminhar ao encontro do Seu povo e de nele fazermos a Sua descoberta. Estes são os novos caminhos da evangelização ou sempre o foram.

6 comentários:

Dennys Reys disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dennys Reys disse...

Relamente hoje em dia os cristãos precisam reavivar sua audácia de ser cristãos.... precisamos dizer que somos de Deus com todas as letras para a humanidade....

Tenho um blog cátolico e gostaria de receber sua visita e seus comentários sobre ele....

http://ointercessor.blogspot.com/

Fique na Paz de Jesus

Fa menor disse...

Jesus Cristo também teve sempre um amor preferencial pelos pobres e marginalizados. Neles devemos ver, de facto,o rosto de Deus, como o fizeram tantas pessoas que nos deviam servir de exemplo, tal como o padre Anizan, que referes.

Tantos pobres, hoje, cada vez mais necessitados, debaixo dos nossos olhos... e que nem sempre vemos!

(Inspiraste-me no meu trabalho para a minha PAT)

Bjs

Maria João disse...

Na missão aprende-se mais do que se ensina... E é junto dos mais pobres que vemos bem o rosto de Cristo. Um rosto muito bonito. Não tenho palavras para explicar. Quando estou no bairro de lata sinto Cristo de uma maneira incrível...

E , lá está, evangelizar deve ser sobretudo com acções bem concretas que, regra geral, não exigem palavras, a não ser as da nossa oração silenciosa. E acções junto das pessoas. Nós é que devemos ir ter com elas, estar com elas, partilhar os bons e maus momentos, como amigos e irmãos em Cristo.

beijos em Cristo

慢慢來 disse...

晚情徵信協會全國網
大愛徵信社
三立徵信社
離婚|離婚證人有限公司
離婚|離婚證人-高雄徵信同業工會
離婚|婚姻挽回專區
一品蒐證尋人器材網
全國女子徵信社
晚晴徵信
八大徵信社
離婚│華納徵信社
徵信社品質保障關懷協會
晚晴徵信協會全國網
溫馨法律諮詢
劈腿大剖析
全國優良婚姻挽回
法律諮詢|免費諮詢華陀
亞洲徵信總部
感情挽回全國徵信
鴻海徵信尋人免費諮詢法律諮詢
大陸抓姦二奶-法律諮詢社
三立徵信有限公司
大愛徵信社
離婚|離婚證人非凡有限公司
女人國際徵信社
中區嚴選聯合徵信網
女人國際徵信
大愛徵信有限公司-台中
婦幼徵信有限公司
女子偵探徵信團隊
離婚|外遇觀測站
法律諮詢|免費諮詢網
外遇抓猴徵信偵探社
離婚-感情挽回Q&A諮詢網
新浪私家偵探社
離婚|女人徵信社
離婚|女人私家偵探社
婚姻挽回│國際聯盟社
法律諮詢所
外遇抓姦|女人國際徵信
女子徵信社
外遇|抓姦-女子偵探全國入口網
全國優良女人徵信社

奇堡比 disse...

新女性徵信
外遇調查站
鴻海徵信
亞洲徵信
非凡徵信社
鳳凰徵信社
中華新女性徵信社
全國新女性徵信社
全省女人徵信有限公司
私家偵探超優網
女人感情會館-婚姻感情挽回徵信
女子偵探徵信網
女子國際徵信
外遇抓姦偵探社
女子徵信社
女人國際徵信
女子徵信社
台中縣徵信商業同業公會
成功科技器材
女人國際徵信社
女人國際徵信
三立徵信社-外遇
女人國際徵信
女人國際徵信
大同女人徵信聯盟
晚晴徵信