terça-feira, 24 de junho de 2008

"nós perdoamos"

Na oração do Pai Nosso, segundo a versão de S. Lucas, na segunda parte, dedicada às petições, surge-nos um “nós perdoamos”.
Estamos perante uma passagem em que Cristo ensina os seus discípulos a orar. Ele expõe a sua intimidade com o Pai, revelando-nos a oração que inaugura uma (nova) relação de familiaridade com o Deus Pai. Cristo ensina-nos que nas nossas orações, devemos começar por evocar o Senhor, por bendizer o Seu nome e invocar o seu Reino, esse o verdadeiro caminho para a nossa salvação.
Na segunda parte, aquela em que directamente estabelecemos uma relação pessoal com Deus, um Deus que nos atende, a quem submetemos as nossas petições. O que Jesus Cristo nos ensina é que da nossa parte, da nossa disponibilidade, basta um “nós perdoamos”. A nossa relação directa com este Deus pessoal deve ser um acto de amor, de abnegação e entrega ao próximo. De reconhecimento das nossas fraquezas e tolerância para com as fraquezas dos outros.
O “nós” que perdoa é o obreiro desta relação com o Deus Pai. Ela começa com o Cristo que vem até nós, no nosso irmão prostrado, excluído, marginalizado, doente ou necessitado. E cresce em direcção ao Pai, com esta predisposição, esta entrega a um amor universal, um amor que só pode vir d’Ele.
Curvemo-nos, pois, perante o Seu Mistério.

9 comentários:

Maria João disse...

Seria tão bom que todos tivessemos a plena noção do que dizemos, do que pedimos e do que agradecemos nas nossas orações...


beijos em Cristo e Maria

Fá menor disse...

Quantas vezes este "nós perdoamos" nao é uma grande mentira? Ou, pelo menos, um desfiar sem pensar naquilo que se está a dizer.
E depois queremos nós ser perdoados...
O que e certo é que estamos a pedir para sermos perdoados na mesma medida em que perdoamos, e daí...

antonio disse...

Fa, só podemos responder por nós, de preferência - se o conseguirmos- sem julgar os outros...

Anónimo disse...

Tão grande graça que é perdoar. Que bem faz a quem o dá e a quem o recebe.
Por isso que esta oração antecede a Comunhão.

Abraço em Cristo e Maria.

Ver para crer disse...

A minha experiência diz-me que o perdoar é coisa difícil e que muita gente não faz. «Nem à hora da morte» - dizem.
Se não perdoarmos, Deus também não nos perdoa, lê-se logo a seguir ao Pai nosso.

Padre Vítor Magalhães disse...

CONSTRUTORES DO REINO DE DEUS,... QUE SE CHAMAM FILHOS DE DEUS!

Sandra Dantas disse...

O Pai Nosso é a oração que mais gosto de rezar e, ao mesmo tempo, a que mais me custa por ter consciência do que estou a dizer e me sentir, por vezes, tão longe disso!

mafaoli disse...

Como é difícil rezar o Pai Nosso. Como temos a ousadia de pedir o perdão de Deus, se não somos capazes de perdoar o nosso irmão.
É pela graça de perdoar que mais sentimos o amor de Deus.
Um abraço em Cristo :)

Fá menor disse...

Custa-me muito perdoar a tua preguiça...