quinta-feira, 7 de maio de 2009

A carta de Jesus.

Pedi à samaritana água para beber, pedi a Zaqueu para me hospedar na sua casa, pedi a um burro para entrar em Jerusalém… e pouco mais.

Num retiro, em Fátima, foi-nos entregue uma carta de Jesus da qual retirei a frase de cima. A ideia era respondermos aos pedidos que Jesus nos colocava nessa carta. Não os enumero pois não passavam de um chorrilho de lugares comuns, mais próximos da sabedoria perene, do que de uma reflexão espiritual.

Irritado com toda a pobreza deste tema respondi assim:

A samaritana deu de beber a um Judeu, como uma serva serve o seu amo, Zaqueu tinha a melhor casa da aldeia e estava mortinho de curiosidade por conhecer Jesus, e o burro, esse, sobre as suas patas, seguia para onde o guiavam.

Cristo é agora um irmão nosso, surgindo-nos no rosto do pobre, do indigente, do próximo e do excluído, e pede-nos que O ajudemos, sem uma mão para nos guiar no caminho. Que O ajudemos, não no conforto do nosso lar, mas junto dos nossos irmãos onde quer que estes se encontrem.

É uma cruz demasiado pesada para um jumento, poço demasiado fundo para a corda que segura o balde, e casa sem telhado nem porta para nos proteger. Não sei se serei capaz, senão fazendo o caminho passo a passo, dia a dia, oração a oração… talvez seja isso mesmo que Ele me esteja a pedir.

6 comentários:

Fá menor disse...

Eu sabia que mesmo a resmungar vais fazendo o que te é pedido...

Bem regressado!

Sandra Dantas disse...

É mesmo assim, o caminho faz-se passo a passo...

Gosto de ver que regressaste!

Um abraço amigo!

antonio disse...

Obrigado, passo a passo...

malu disse...

Eu nem li ainda o teu post, vim a correr só para dar-te aqui um grande abraço!!

Que bom que voltaste, estou contentíssima da vida, pois então! :)

Em Cristo e Maria, o abraço.


Já lido o post, lindíssimo, concordo contigo: passo-a-passo. Ele não nos pede nunca mais do que podemos dar-Lhe. Pois então que seja passo a passo, ou sim-a-sim e consoante a situação, contando que nos dará a luz, igualmente pedindo-Lhe, e a coragem, a fé e a caridade necessária a cada um ou em cada caso. Mas mais luz e caridade porque por vezes temos que adivinhá-Lo neste ou naquele irmão.

Que saudades tinha de ler-te...

malu disse...

António,

Jesus deu a cada um uma cruz, pedindo-nos que nos lembremos que Ele carregou as de todos nós - os nossos pecados e que assim, a levemos com o mesmo amor, fé, a alegria e a certeza que agora temos no Caminho, ajudando a levar a dos irmãos, sempre e com maior amor quando O encontramos nos mais necessitados.

Bjs.

Maria João disse...

É isso que Ele te pede ;)

Bonita reflexão!!!

beijos