quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Eu quero reparar o que o meu irmão destruiu.

No século XVIII, o leigo António Pires Corcas, antigo estudante de Direito na Universidade de Salamanca, com outros 11 leigos e 5 sacerdotes, fundou o hospício de Nossa Senhora de Balsamão e, com este grupo, iniciou-se a partir de 12 de Abril de 1740 a Congregação de Nossa Senhora de Balsamão, a quem fica a ser confiada a guarda do Santuário e a assistência aos peregrinos, vivendo em regime de estrita austeridade.

Desejosos ainda de mais perfeição, os eremitas recebem de braços abertos o religioso polaco Padre Frei Casimiro de S. José Wyszyński, que vem implantar em Portugal a Ordem dos Marianos da Imaculada Conceição da Beatíssima Virgem Maria, a primeira Ordem Religiosa masculina fundada na Igreja em honra de tal mistério pelo Servo de Deus Padre Estanislau de Jesus Maria Papczyński, em 1673, na Polónia.

O Frei Casimiro por ter praticado as virtudes teologais, Fé, Esperança, e Caridade, quer para com Deus quer para com o próximo, bem como as cardeais, Prudência, Justiça, Temperança e Fortaleza, e suas anexas, em grau heróico, no caso e para o efeito de que se trata, é assim nestes termos proposta a sua beatificação.

O servo de Deus e devoto Mariano que se propôs reparar o que o seu irmão destruiu, é proposto para subir à devoção dos altares, processo iniciado em 1763, e que está aberto à participação dos fiéis através de uma novena de oração para pedir uma graça, cuja relato de cura possa contribuir para este processo.



http://marianos.pt.vu/