domingo, 16 de setembro de 2007

O grande Petromásio e o diálogo inter-religioso.

Nas Jornadas Missionárias 2007, o Sr. Bispo D. Eurico Dias Nogueira, partilha esta história connosco.

Quando chegou a Vila Cabral, agora Lixinga, capital do Niassa, no norte de Moçambique, D. Eurico, desenvolveu um trabalho de aproximação à comunidade islâmica, largamente maioritária no país.


A presença dos líderes religiosos nas principais festividades de ambas as comunidades passou a ser uma constante. Estes viam com bons olhos essa aproximação e apreciavam em D. Eurico o sério interesse que mostrava em aprender os principais aspectos do Islão.

Quando faleceu o Bispo da Beira, D. Sebastião Resende, os líderes religiosos islâmicos vieram transmitir os seus pêsames a D. Eurico. Sobre o falecido referiram ser também ele um bom amigo da comunidade islâmica e um grande Petromásio!

D. Eurico, agradeceu comovido estas palavras e ficou a matutar naquele epíteto de grande Petromásio! Apesar do seu percurso já feito em matéria de Islão, aí estava um termo com o qual ainda não tinha deparado. Sofrendo com a sua ignorância lá se decidiu recorrer ao seu cozinheiro, que professava o Islão, e lá lhe perguntou, meio envergonhado, quem tinha sido o grande Petromásio.

Depois de uma boa risada, o cozinheiro desfez-lhe a dúvida: era Petromax, o candeeiro a petróleo, que realmente dava uma grande luz!


saiba mais sobre as jornadas
mais na Ecclesia

6 comentários:

Elsa Sequeira disse...

ahahahahah!!
Esta é muito boa!!!!
Sabes que eu também fiquei a pensar o que seria??? È que eu tenho um colega árabe, que é uma excelente pessoa, e ele ensina-me muitos termos em árabe, por isso eu agora já estava a pensar...este ainda não aprendi!

bjts

Fá menor disse...

"Petromásio" - não sei por quê mas, antes de ler a explicação, ocorreu-me. É realmente necessário e urgente, nestes nossos tempos, transmitir a Luz, elevá-la bem alto. Não se pode tapar uma luz, seja eléctrica, petromax, ou de candeia. Com a maior ou a menor intensidade que tivermos, temos a obrigação de a fazer brilhar para que outros a vejam.
Obrigada, António!

Beijinhos

Fa-

Anónimo disse...

Uma grande verdade, a luz pode ter muitas fontes, temos que a saber transmitir aos outros.
Gostei deste testemunho.
Obrigada

joaquim disse...

Ora aí está um elogio que gostaria de ser merecedor que um dia me fizessem depois de partir para o Pai.
Não por orgulho, mas porque quereria dizer que tinha cumprido uma parte importante da missão...

Até podia ser só "velásio", já não era mau...

Bonita história...

Abraço em Cristo

Ver para crer disse...

O D. Eurico é levado da breca para a paródia.
Essa já lha ouvi uma centena de vezes!!!

Anónimo disse...

Estava eu a comentar ali no Joaquim (também sobre "luz") onde te encontrei adiantado por minutos eh eh

D. Eurico prima tb muito pelo humor. Acendamos nEle a nossa luz.

Abraços!