“O homem todo, é decisão, risco, atitude, opção pessoal, global e existencial.” Diz-nos o Padre António Vaz Pinto, no seu livro “Revelação e Fé”.
Toda esta liberdade, esta capacidade de se interrogar sobre si próprio e sobre o sentido da vida, leva o homem a uma abertura ao transcendente. O homem é capaz de Deus e seguramente está ao seu alcance inventar o conceito de Deus.
Mas sobre o homem assim criado, existe um Pastor que chama as suas ovelhas, que não está à espera de ser encontrado ou inventado, assim sem se impor. Um Deus que se dá a revelar, que toma essa iniciativa.
A essa Revelação, o homem na sua liberdade, pleno na sua decisão e senhor do seu risco, toma a sua opção pessoal. Chamamos Fé a essa resposta existencial do homem à Revelação.
Na sua essência o homem não é limitado por esta Revelação, pois ela não é evidente e mesmo depois da Revelação em Jesus Cristo, Deus permanece Mistério.
sábado, 1 de setembro de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Hoje venho trazer-te um presente! Aceitas?
bjts
O Homem sem Deus é nada! Tudo o que o Homem é ou possa ser a Deus o deve, é o que penso. Resta-nos saber aproveitar, para o bem de todos, todos os dons que recebemos.
Deus revela-se-nos hoje, como sempre se revelou, de muitas maneiras. É Ele que vem ao nosso encontro, saberei eu reconhecê-lo?
Beijinho e boa semana
Fa-
Ao falar do teu 'ultimo' post no comentário-resposta no meu canto, referia-me ao anterior. Por isso e de um certo modo alegro-me pela surpresa do tema deste.
Deus permanece Mistério nas 'chamadas' que vai fazendo particularmente a cada uma das Suas ovelhas que livremente O buscam e na fé que desenvolvem através das suas experiências diversas e pessoais com Ele tendo-as como respostas na procura de si mesmo.
Ainda não li o livro do Pe Vaz Pinto e já o tive por duas vezes na minha mão. À terceira será e porque me parece valer bem a pena este tempo de espera.
Uma óptima semana para ti. Abraço.
Elsa, amanhã vou pelo o prémio...
Fa, olhos bem abertos...
Malu, o livro são dois volumes e eu vou só no início do primeiro...
Beijinhos.
Enviar um comentário