sábado, 27 de outubro de 2007

Caminhos de humildade

No início da nossa consciência começamos por ser tudo e tudo nos estava subordinado.

Mas Copérnico roubou-nos o centro do universo e atirou-nos para a periferia, Darwin roubou-nos o lugar da criatura predilecta de Deus e remeteu-nos para descendente de um qualquer macaco, Freud roubou-nos o poder de decisão e remeteu-nos para a ditadura do inconsciente, Nietzsche deixou-nos órfãos de Deus e abandonados neste universo.

Somos uma humanidade em decadência? Talvez não, em todos parece-me ouvir as palavras de despojamento de Cristo: larga tudo, toma a tua cruz e segue-me.

Só um Deus que encarnou e se fez morrer na Cruz, assumindo em plenitude a sua fragilidade humana, pode ter estas palavras de vida eterna. A humanidade tem que fazer esse caminho, profetas, filósofos, pensadores, todos parecem assim indicar-nos.

9 comentários:

Ver para crer disse...

Vou análise do passado!...
Mas isso não nos pode desculpar de não sermos aquilo que Deus quer de nós.
É o que procuras fazer e ainda bem.

joshua disse...

A minha reserva de horizonte e infinito está toda aí, nessa minha entrega ilimitada ao Mistério que, com Cristo, se semeou na História dos Homens e de cada Homem: é preciso manifestá-Lo numa discrição sábia, às vezes numa estridência louca, por isso compreendo perfeitamente o que me escreveste. De certa forma, pelo insólito e pelos contrastes imprevistos, procuro a espaços manifestar uma assunção muito clara de esse núcleo/reserva de Amorosa Fé Viva que nunca, mas mesmo nunca, me morreu dentro, desde que me conheço.

Com trinta e sete anos, acho que creio e amo e me entrego nas mãos de Deus como a mais ingénua e espontânea das crianças: é a minha natureza em corpo e alma, fora do biombo da escrita.

Obrigado, António, pelo que partilhaste comigo ainda hoje. Para além de tudo, para além de todos os assuntos que quase todos os dias nos comentamos, visitando-nos amistosa e benevolentemente, estamos ainda mais em sintonia por causa de deste teu/nosso Grão de Mostarda secreto.

Sei-me católico, mas há muito que comecei a descobrir e a amar todos os seres humanos reconhecendo neles, com enorme facilidade, a eloquência discreta e firme de Deus na sua história nas suas dores, sem que se dêem conta.

Quero estar sempre perto de quem, mesmo sem sabê-lo, está perto d'Ele naquela simplicidade e humildade que me permite reconhecê-Lo tantas vezes enquanto dura o breve e frágil sopro da nossa vida.

Aquele abraço!

O teu companheiro e amigo de jornada blogueana SEMPRE, joshua.

antonio disse...

Joshua fico feliz com as tuas palavras e conto contigo também neste espaço.

antonio disse...

Ver, os alertas são muitos, o que deixa muito pouco espaço para as desculpas.

Sandra Dantas disse...

Por isso mesmo, só Jesus pode ser para nós O exemplo a seguir!

Um abraço amigo!

Fá menor disse...

"toma a tua cruz e segue-me"
Está aí, querido amigo, esse é o mote!
Estaremos nós sempre dispostos a isso? ou quando a cruz se torna mais pesada fraquejamos? Que saibamos levar a nossa cruz sempre, com a humildade necessária e tão urgente no mundo de hoje!

Beijinho

Fa-

Anónimo disse...

"Os alertas são muitos". Serão tantos quantos precisares e na medida da nossa entrega ou na resposta a: "Larga tudo e segue-Me", porque Ele é e está, sempre, na nossa procura deste Deus "misterioso". Tanto quanto Amoroso, que nos ama e nos encontra primeiro. Que não entendemos mas buscamos porque Lhe sentimos a Presença constante a dar luz ao nosso caminho.

Abraço.

Maria João disse...

Ou não é Jesus o Caminho, a Verdade e a Vida.

bjs em Cristo

joaquim disse...

«larga tudo, toma a tua cruz e segue-me.»

Como se Jesus nos dissesse:
Em tudo na tua vida, no trabalho braçal, no trabalho intelectual, na ciência, no lazer, em tudo afinal, porque só assim poderemos descobrir a verdadeira essêcia da vida!

Abraço amigo em Cristo