domingo, 18 de novembro de 2007

As mãos de Caim

Num santuário Xintoísta na cidade de Nara, Japão, uma mãe ensina o filho a juntar as mãos em prece em ogamu. A criança olha para o pai em busca de uma explicação, mas este rapidamente o devolve à mãe: a tua mãe explica-te.

O padre Juan Mesiá Claval, que nos conta esta história de iniciação aos ritos religiosos Japoneses, continua.

De visita a um templo Budista, o monge que os recebe exorta-os a saudar o seu Buda, com o vosso ámen. Sendo o Buda a iluminação máxima, ele entende todas as línguas, culturas e religiões; ele entende todos os homens.

O monge lançou ainda um desafio, que à boa maneira oriental propõe antes de mais uma reflexão: nós acreditamos que podemos encontrar Deus dentro de nós, porque primeiro Ele nos envolve; não será isso também um conceito Cristão?

Mais tarde, após terminado o encontro das Religiões pela Paz, o mesmo monge propõe ainda a seguinte reflexão: As mãos que se unem em prece e saúdam o dom divino da vida, são as mãos que lavram a terra (numa alusão ao Xintoísmo) e fazem crescer o sustento do corpo. Creio que no vosso Génesis podemos encontrar estes conceitos.

Sem dúvida, respondeu o padre Mesiá, mas para que não demos o assunto por encerrado, convém acrescentar que essas são também as mãos de Caim. As mãos que matam, que são instrumento do ódio e da inveja.

O monge deixou-se rir e rematou: sabe o que realmente os Budistas e os Cristãos têm em comum? Vocês defendem a caridade e nós a compaixão… mas, nem vocês praticam a caridade, nem nós a compaixão!


(colóquio Cristianismo no Japão, Fátima 17-11-07)

5 comentários:

Fa menor disse...

...
É uma verdade! Muitas vezes damos com uma mão e tiramos com a outra... mas penso que temos a capacidade de nos arrependermos e retornarmos ao bom caminho.
Cristo sempre estará no meio de nós sempre pronto para nos ajudar, principalmente àqueles que O buscarem e/ou não O excluirem deliberadamente das suas vidas com as tamanhas atrocidades que possam cometer.

Bjs

joaquim disse...

Caro António
Bem...nós cristãos defendemos a caridade e a compaixão, mas realmente muitas vezes apenas defendemos, mas não praticamos...
Que estas histórias nos questionem e nos exortem a praticarmos em vez de apenas falarmos...

Abraço amigo em Cristo

malu disse...

Que o Senhor nos encha as mãos de bençãos e nos ajude a dar, dar...

Um grande abraço amigo em Cristo.

慢慢來 disse...

晚情徵信協會全國網
大愛徵信社
三立徵信社
離婚|離婚證人有限公司
離婚|離婚證人-高雄徵信同業工會
離婚|婚姻挽回專區
一品蒐證尋人器材網
全國女子徵信社
晚晴徵信
八大徵信社
離婚│華納徵信社
徵信社品質保障關懷協會
晚晴徵信協會全國網
溫馨法律諮詢
劈腿大剖析
全國優良婚姻挽回
法律諮詢|免費諮詢華陀
亞洲徵信總部
感情挽回全國徵信
鴻海徵信尋人免費諮詢法律諮詢
大陸抓姦二奶-法律諮詢社
三立徵信有限公司
大愛徵信社
離婚|離婚證人非凡有限公司
女人國際徵信社
中區嚴選聯合徵信網
女人國際徵信
大愛徵信有限公司-台中
婦幼徵信有限公司
女子偵探徵信團隊
離婚|外遇觀測站
法律諮詢|免費諮詢網
外遇抓猴徵信偵探社
離婚-感情挽回Q&A諮詢網
新浪私家偵探社
離婚|女人徵信社
離婚|女人私家偵探社
婚姻挽回│國際聯盟社
法律諮詢所
外遇抓姦|女人國際徵信
女子徵信社
外遇|抓姦-女子偵探全國入口網
全國優良女人徵信社

奇堡比 disse...

新女性徵信
外遇調查站
鴻海徵信
亞洲徵信
非凡徵信社
鳳凰徵信社
中華新女性徵信社
全國新女性徵信社
全省女人徵信有限公司
私家偵探超優網
女人感情會館-婚姻感情挽回徵信
女子偵探徵信網
女子國際徵信
外遇抓姦偵探社
女子徵信社
女人國際徵信
女子徵信社
台中縣徵信商業同業公會
成功科技器材
女人國際徵信社
女人國際徵信
三立徵信社-外遇
女人國際徵信
女人國際徵信
大同女人徵信聯盟
晚晴徵信