domingo, 10 de fevereiro de 2008

Uma questão de coragem

Quantas vezes não perdemos em clareza quando nos falta a coragem? Na segunda leitura de hoje (Rom 5, 12-19), nas sete vezes em que no original está a palavra todos, esta foi substituída pela palavra muitos. Perde o texto a sua força e fica prejudicado no seu sentido.
Pego apenas no último versículo: “ De facto, tal como pela desobediência de um só homem todos se tornaram pecadores, assim também pela obediência de um só todos se hão-de tornar justos”.

A versão proposta pelo missal oficial, que continua a apregoar Cristo como o Redentor Universal, vem de uma forma mais suave contornar o facto de pelo púlpito oficial se apregoe a superioridade da nossa Igreja, a única que pode justificar todos os homens. O que convenhamos não deixa muito lugar ao diálogo inter-religioso.

Não vejo o que isto possa afectar as religiões não reveladas, que vêem na exclusividade imposta pelas igrejas Cristãs a maior dificuldade numa aproximação séria. Quanto às religiões reveladas, o Islão também aceita Abrão o que traz, impregnado em si mesmo, o pecado original. Sendo muitos os filhos de Abrão que não seguem Cristo, estariam todos então condenados por isso.

Brincamos assim ao jogo de palavras e ao politicamente correcto…mas não creio que a mensagem de Cristo ganhe em clareza!

9 comentários:

Fa menor disse...

Pertinente!

malu disse...

Com toda a razão António. Jogo de palavras é uma coisa, brincar com a Palavra é sério.

E a sério também, é a missão que te passei e podes ler na capela, caso aceites, claro.

Abraço.

Fa menor disse...

Vá, António, que isto que a Malu te propõe também é uma questão de coragem!
Aceita, está bem! Rápido, corre...

joaquim disse...

Caro António

Não me parece que seja essa a intenção, mas sim ao referir-se "muitos", querer significar que nem todos se salvam, especialmente aqueles que não quiserem deliberadamente salvar-se.
Ou seja, ali o sentido de justos teria a ver com salvação, pois os justos com certeza se salvam.
Repara que é o Próprio Jesus Cristo que respondendo à pergunta sobre “quantos se salvam?”, nos responde não dizendo quantos, ou todos, mas sim aqueles que “quiserem” verdadeiramente.

Jesus percorria cidades e aldeias, ensinando e caminhando para Jerusalém. Disse-lhe alguém: «Senhor, são poucos os que se salvam?» Ele respondeu-lhes: «Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque Eu vos digo que muitos tentarão entrar sem o conseguir. Lc 13,22-24

O Catecismo da Igreja Católica diz-nos que há, aliás, salvação em certas condições mesmo para quem não está “na” Igreja.

“Significa que toda a salvação vem de Cristo-Cabeça por meio da Igreja, que é o seu corpo. Portanto não poderiam ser salvos os que, conhecendo a Igreja como fundada por Cristo e necessária à salvação, nela não entrassem e nela não perseverassem. Ao mesmo tempo, graças a Cristo e à sua Igreja, podem conseguir a salvação eterna todos os que, sem culpa própria, ignoram o Evangelho de Cristo e a sua Igreja mas procuram sinceramente Deus e, sob o influxo da graça, se esforçam por cumprir a sua vontade, conhecida através do que a consciência lhes dita.” Compêndio do CIC

Mas compreendo aquilo que dizes e também acho que às vezes é preciso a Igreja explicar um certo número de coisas para não terem sentido diverso daquele que lhe que dar.

Abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Ah, e já agora, continua lá a missão que a Malu te incumbiu, que também já passou por mim!

Abraço amigo em Cristo

antonio disse...

Joaquim, sendo todos nós filhos de Adão, carregamos o pecado original e Cristo, o novo Adão, veio para a Salvação de todos, mesmo dos que optem por Lhe dizer que não. Ninguém está excluído à partida.

A Sua mensagem é efectivamente para todos embora só muitos decidam segui-la...

joaquim disse...

Com certeza António, sem dúvida nenhuma!
Cristo veio para todos, mas nem todos serão justos no sentido da salvação, porque não O querem, porque O rejeitam.
Pelo pecado contra o Espírito Santo, como o próprio Cristo nos ensina.

Abraço amigo em Cristo

慢慢來 disse...

晚情徵信協會全國網
大愛徵信社
三立徵信社
離婚|離婚證人有限公司
離婚|離婚證人-高雄徵信同業工會
離婚|婚姻挽回專區
一品蒐證尋人器材網
全國女子徵信社
晚晴徵信
八大徵信社
離婚│華納徵信社
徵信社品質保障關懷協會
晚晴徵信協會全國網
溫馨法律諮詢
劈腿大剖析
全國優良婚姻挽回
法律諮詢|免費諮詢華陀
亞洲徵信總部
感情挽回全國徵信
鴻海徵信尋人免費諮詢法律諮詢
大陸抓姦二奶-法律諮詢社
三立徵信有限公司
大愛徵信社
離婚|離婚證人非凡有限公司
女人國際徵信社
中區嚴選聯合徵信網
女人國際徵信
大愛徵信有限公司-台中
婦幼徵信有限公司
女子偵探徵信團隊
離婚|外遇觀測站
法律諮詢|免費諮詢網
外遇抓猴徵信偵探社
離婚-感情挽回Q&A諮詢網
新浪私家偵探社
離婚|女人徵信社
離婚|女人私家偵探社
婚姻挽回│國際聯盟社
法律諮詢所
外遇抓姦|女人國際徵信
女子徵信社
外遇|抓姦-女子偵探全國入口網
全國優良女人徵信社

奇堡比 disse...

新女性徵信
外遇調查站
鴻海徵信
亞洲徵信
非凡徵信社
鳳凰徵信社
中華新女性徵信社
全國新女性徵信社
全省女人徵信有限公司
私家偵探超優網
女人感情會館-婚姻感情挽回徵信
女子偵探徵信網
女子國際徵信
外遇抓姦偵探社
女子徵信社
女人國際徵信
女子徵信社
台中縣徵信商業同業公會
成功科技器材
女人國際徵信社
女人國際徵信
三立徵信社-外遇
女人國際徵信
女人國際徵信
大同女人徵信聯盟
晚晴徵信